Pedagogia
O Curso – O foco do curso de Pedagogia é a formação de profissional para o exercício da docência na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, nos cursos de ensino médio, na modalidade normal, e em cursos de educação profissional na área de serviços e apoio escolar, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.
O estudante de Pedagogia trabalhará com um repertório de informações e habilidades composto por pluralidade de conhecimentos teóricos e práticos, cuja consolidação será proporcionada no exercício da profissão, fundamentando-se em princípios de interdisciplinaridade, contextualização, democratização, pertinência e relevância social, ética e sensibilidade afetiva e estética.
Para a formação do licenciado em Pedagogia é central:
I – o conhecimento da escola como organização complexa que tem a função de promover a educação para e na cidadania;
II – a pesquisa, a análise e a aplicação dos resultados de investigações de interesse da área educacional;
III – a participação na gestão de processos educativos e na organização e funcionamento de sistemas e instituições de ensino, englobando:
? planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de tarefas próprias do setor da educação;
? planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos e experiências educativas não-escolares;
? produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não-escolares.
A integralização de estudos é efetivada através de:
I – disciplinas, seminários e atividades de natureza predominantemente teórica;
II – práticas de docência e gestão educacional;
III – atividades complementares (planejamento e desenvolvimento progressivo do trabalho de curso, monitoria, iniciação científica e extensão, seminários, eventos científico-culturais, estudos curriculares, de modo a propiciar vivências em algumas modalidades e experiências, e, opcionalmente, a educação de pessoas com necessidades especiais e a educação em organização não governamentais, escolares e não-escolares públicas e privadas, entre outras);
IV – estágio curricular supervisionado nas diversas áreas de atuação do pedagogo.